A tomada de decisão em situações de incerteza e risco é um tema importante em psicologia e ciências comportamentais. Com a finalidade de medir a tomada de decisão em situações de incerteza, o Teste de Iowa de Jogo (IGT) foi desenvolvido na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, em 1994. Desde então, o IGT se tornou uma ferramenta popular e confiável para medir a tomada de decisão em situações de incerteza em uma ampla variedade de contextos.

A fim de garantir que o IGT seja aplicável em diferentes culturas e países, uma adaptação transcultural é necessária. A adaptação transcultural é definida como um processo de tradução e adaptação de um instrumento de medida para garantir que ele seja aplicável em uma cultura ou país diferente daquele em que foi originalmente desenvolvido. A adaptação transcultural leva em consideração as diferenças culturais e lingüísticas que podem afetar a compreensão e a aplicabilidade dos itens do instrumento.

Neste estudo, realizamos uma adaptação transcultural do IGT para o português. O processo de adaptação seguiu as diretrizes estabelecidas pela OMS para a adaptação de instrumentos de medição. O processo envolveu a tradução e adaptação do IGT para o português, acompanhado de uma revisão por parte de uma equipe de especialistas em psicologia e linguística para garantir a consistência e a validade do instrumento. Além disso, um estudo piloto foi realizado com um pequeno grupo de sujeitos para testar a aplicabilidade e compreensibilidade do IGT.

Os resultados do estudo indicam que o IGT é válido e confiável para uso em populações falantes de português. A validade discriminante do IGT foi avaliada usando análise fatorial e correlação com outros testes psicológicos. Os resultados mostraram que o IGT é um teste independente e que mede construtos diferentes de outros testes psicológicos.

Concluímos que uma adaptação transcultural adequada do IGT para uso em português foi realizada. O IGT adaptado pode ser útil para investigar a tomada de decisão em diferentes contextos em que o português é falado. O IGT também pode ser usado em estudos transculturais para comparar a tomada de decisão entre diferentes culturas.