MC Tati Zaqui e MC Crash são dois dos nomes mais importantes do funk de São Paulo, gênero musical que tem ganhado cada vez mais destaque na cena nacional brasileira. Com estilos diferentes, mas ambos com letras ousadas e batidas pesadas que conquistam as pistas de dança, os dois artistas vêm ganhando cada vez mais seguidores e fãs em todo o país.

Tati Zaqui, cujo nome verdadeiro é Stephany Cristina de Souza Lima, é uma cantora e compositora nascida em Santo André, município da região metropolitana de São Paulo. Aos 22 anos de idade, ela já é uma das principais referências do funk feminino no Brasil. Seu sucesso começou em 2015, quando lançou a música Parará Tibum, que se tornou um hit instantâneo. A faixa acumulou mais de 127 milhões de visualizações no YouTube e chegou a ocupar o primeiro lugar no ranking da plataforma.

Desde então, MC Tati Zaqui tem lançado uma série de singles e clipes que têm feito sucesso com o público jovem. Alguns exemplos de seus hits mais recentes incluem Surtada (em parceria com Dadá Boladão e OIK), Rebelde e Abusada, É Só Botadão, entre outros. Com uma voz potente e uma presença de palco marcante, Tati Zaqui é considerada uma das principais vozes do funk paulista atualmente.

Já MC Crash, que atende pelo nome de Davi Lima dos Santos, é originário de Osasco, cidade da Grande São Paulo. Aos 25 anos de idade, ele é uma das principais apostas do funk 150 bpm, variação do gênero que tem chamado atenção nas redes sociais nos últimos anos. Apesar de estar no cenário musical desde 2016, MC Crash ganhou ainda mais visibilidade em 2020, quando lançou a música Sentada Diferente.

O hit, que tem uma batida frenética e contagiante, viralizou na internet e chegou a ser mencionado por celebridades internacionais, como Cardi B, que dançou a música em uma de suas lives no Instagram. MC Crash também é conhecido pelo sucesso O PAI TA ON, que acumula mais de 28 milhões de visualizações no YouTube, e pelas parcerias com outros artistas do funk, como MC Mirella, Don Juan e Kevin O Chris.

O sucesso de MC Tati Zaqui e MC Crash reflete o crescimento do funk em São Paulo e no Brasil como um todo. Apesar de ter surgido como um ritmo popular nos anos de 1980 no Rio de Janeiro, o estilo só começou a conquistar espaço nas outras regiões do país mais recentemente. Hoje, com a popularização da internet e das redes sociais, o funk paulista tem ganhado cada vez mais fãs e se consolidado como um dos principais gêneros musicais da atualidade.

Além de MC Tati Zaqui e MC Crash, outros artistas do funk paulista que valem ser mencionados incluem Kevin O Chris, Pocah, Jerry Smith, Mc Kekel, MC WM, Lexa e muitos outros. Com batidas envolventes, letras que falam sobre amor, sexo, festas e empoderamento feminino, o funk tem se tornado cada vez mais uma expressão cultural da juventude brasileira e uma forma de protesto contra a discriminação e a marginalização social.

Em resumo, MC Tati Zaqui e MC Crash são dois dos principais representantes do funk paulista atualmente e exemplos do sucesso que o gênero tem feito na cena musical brasileira. Com sua música dançante e suas letras provocadoras, os artistas têm conquistado cada vez mais espaço e fãs em todo o país, mostrando que o funk veio para ficar e para marcar a história da música brasileira.